Há poucos dias o BCE lançou - como parte da iniciativa #AskDraghi voltada principalmente para os jovens, a fim de aumentar o nível de educação financeira da nova geração na Europa - uma enquete sobre o Bitcoin, convidando os usuários a fazer perguntas ao presidente Mario Draghi sobre a cripto mais famosa (entre mais de 1.400 "criptomoedas").
Ao mesmo tempo, o BCE lançou uma pesquisa no Twitter a partir da conta do banco central (@ecb). "O Bitcoin poderia ser uma alternativa viável às moedas tradicionais?"
Quase 30 mil usuários votaram. Não muito, mas também não tão poucos. Dos 30 mil votantes, 75% responderam "Sim" em comparação com 13% e 12% indecisos.
Neste ponto, será ainda mais interessante aguardar as respostas do BCE. A proporção dos favoráveis (3 a cada 4) pode mostrar que o BCE há muito se distanciou e vem ignorando o "fenômeno Bitcoin", ao mesmo tempo que reconhece que o tema está entrando na agenda. Em setembro, Draghi fez a pergunta: "Temos que nos perguntar o que as criptografas têm haver sobre a economia", acrescentando que o BCE "não tem o poder de proibi-las ou regulá-las". Isto realmente foi algo inusitado, até mesmo um pouco liberal. Porém, no mesmo mês, Draghi fechou suas portas para a Estônia sobre a possibilidade de criar sua própria moeda virtual. "Nenhum país membro da união monetária europeia pode introduzir a sua própria moeda". Em outubro, Draghi, novamente voltando ao tema de Bitcoin e Altcoins, disse: "Estamos examinando o Bitcoin e a blockchain: a tecnologia ainda não está madura porque é considerada pelos bancos centrais como um instrumento de política monetária", acrescentando que, em qualquer caso, não se pode excluir completamente esta possibilidade no futuro. A resposta do BCE é esperada para 12 de fevereiro - e uma possível abertura ou fechamento em relação à posição atual - deve-se dizer que o Bitcoin, pelo menos na sua filosofia de origem, representa tecnicamente um inimigo dos bancos centrais por se tratar da descentralização da política monetária ao transferir o poder de moeda de dinheiro para o usuàrio final. Nesse sentido, o fato de o BCE ter lançado uma pesquisa no Twitter (onde a porcentagem de adeptos ao BTC é estatisticamente maior do que na vida real) pode soar como uma espécie de objetivo próprio. Mas, antes de dizer isso, esperamos as palavras de Draghi. Original - Il Sole 24 Ore - Quel sondaggio «autogol» della Bce. «Il Bitcoin si imporrà come moneta»? Sì per il 75% degli utenti
0 Comments
Hoje explico como criar novas variáveis e como avaliar uma regressão linear. Nosso modelo de exemplo final traz um lucro bruto 60% maior que o lucro iniciando com R$100 investidos no IBovespa, no período analisado.
Se inscreva no canal para acompanhar todos os vídeos e aprender como você pode aproximar esse mundo das finanças quantitativas ao seu dia a dia! Deixe também um comentário com dúvidas e sugestões!
Conforme avançamos na teoria de finanças quantitativas, é preciso entender os principais termos usados na estatística para que os modelos matemáticos façam ainda mais sentido. Neste vídeo explico de um modo fácil e intuitivo para quem não tem conhecimento técnico mas adoraria aprender mais.
Se inscreva no canal para acompanhar todos os vídeos. Deixe também um comentário com dúvidas e sugestões! |
Archives
December 2024
Categories
All
|